segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Golfinhos


                                      



 
Uma semana passada no mar acompanhando uma investigação cientifica de Análise Genética de golfinhos da costa portuguesa, estudo este pioneiro em Portugal, proporcionou-me uma experiência única no contacto com estes animais tão frequentes na nossa costa.
Todos os dias o seu comportamento é diferente. Uns dias, mais próximos do barco, acompanhando-nos até durante muito tempo, dando por vezes a sensação de nos desafiarem para a "brincadeira", outros movimentando-se com muita rapidez e saltando muito, outros nadando muito tranquilos, aproximando-se quase sem darmos por eles. São uma surpresa permanente.
Vi muitas crias e também o acto de reprodução, mas também vi golfinhos a atacarem-se violentamente. Afinal estes animais que nos mostram sempre como animais "doces" e muitos "sociáveis", na natureza são simplesmente animais selvagens.
Foi uma semana inesquecível.

11 comentários:

Makejeite disse...

Pois, e eu em terra cheio de pena e a pensar que tu querias-me ao largo. Eu depois logo te apanho, não perdes pela demora.

Manuela Viola disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ad astra disse...

Que lindas imagens e que blogue bonito aqui tem

Ad astra disse...

A verdade é que continuo por aqui a apreciar os seus posts e fotos, que sem favor algum, são de grande,direi mesmo enorme qualidade.
Vi com agrado a bonita reportagem que fez da minha terra" que modéstia à parte é mesmo muito fotogénica, e que nas suas maos ainda parece mais bonita.
Garanto-lhe que voltarei.
Boa Viagem e boa estadia.

Glo disse...

Me ha parecido que la embarcación participaba del dinamismo de los animales...

Yo no soy muy amante del mar; sólo me gusta como paisaje si está combinado con los paisajes de la tierra.

Nómada planetario disse...

Que suerte poder disfrutar de tan singular compañía, como siempre tu cámara capta la esencia del momento.
Saludos.

Joana Roque Lino disse...

Olá Manuela,
As fotografias que escolhi já lá estão. Quando puderes vai lá espreitar. Beijo

Anónimo disse...

Cara Manuela, gostaria de saber mais informações sobre a investigação científica de análise genética de golfinhos na costa portuguesa, já que me encontro a realizar o meu trabalho de fim de curso também com golfinhos. Grata. Nina Vieira

Manuela Viola disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Carlos Ramos disse...

Previlégio grande, esse de poder estar mais perto de coisas tão importantes.Também eu já os vi perto da Berlenga e ao longo da costa e Peniche, mas infelizmente sempre ao longe.
Belissimo blog o teu.

Anónimo disse...

Conviver com golfinhos deve ser uma experiência incrível. As lindas fotos que tirou são lembranças eternas desses momentos.