domingo, 17 de janeiro de 2010

A velha Ponte

PONTE DE VALE DE TELHAS S/RIO RABAÇAL.

Trata-se de uma ponte de origem romana, profundamente transformada nas épocas medieval e moderna. Tem um tabuleiro em cavalete lançado sobre o rio Rabaçal, com uma largura máxima de cerca de quatro metros, assente em cinco arcos de volta perfeita, em cantaria, com pegões cegos. O arco central é o que regista maior amplitude enquanto os restantes são de menores dimensões mas desiguais entre si, sendo o mais próximo da margem aquele que tem uma abertura mais reduzida.
presenta quatro talha-mares triangulares de ambos os lados da ponte, altos, escalonados e de remate piramidal, implantados no espaço entre os arcos. Conserva seis gárgulas, uma por cima de cada talha-mar e as duas restantes por cima dos arcos mais próximos da margem.
O pavimentoé em lajes de granito e conserva um parapeito e guardas em cantaria. O aparelho dos paramentos é em fiadas pseudo-isódomas, mas revela os sucessivos arranjos ao incorporar silhares com marca de "forfex" e outros siglados. O intradorso do arco preserva uma série de agulheiros para encaixe dos cimbros.

5 comentários:

Glo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Glo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Glo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Glo disse...

Buena descripción, Manuela.

Ojalá sirva para que se cuide un poco más el estado de los puentes, porque de todas las construcciones que nos han llegado del pasado, suelen ser las peor tratadas.

Un saludo.

Makejeite disse...

O teu blog continua fantástico. parabéns!!!